Weby shortcut
créd. naila souza

Corpo Docente

Atualizado em 02/06/16 11:14.

 Alexandre Ferreira

Bailarino Profissional com DRT. Doutor em Artes da Cena, linha de Pesquisa Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena, com tese defendida sobre o título: Imbricações entre a Arte e Biologia para manifestação das Poéticas Corporais dos Artistas da Cena, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.Docente e Pesquisador do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás/UFG. Mestre em Biologia Celular e Estrutural pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas, com área de concentração em Anatomia Humana. Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Atuações como pesquisador-intérprete, diretor e assistente de direção em Cias. de Dança. Professor de técnicas corporais e estudo do movimento humano para profissionais da Educação Física e Artes Corporais. Trabalhos desenvolvidos de preparação corporal e cênica para intérpretes-criadores e atores. Docente do Ensino Superior desde 2003.

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/6147910374743330

  

Ana Reis

Possui graduação em Educação Artística com Habiltação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes UFU, com a dissertação "Performance, corpo, contexto: trajetos entre arte e desejo", com subsídio da bolsa CAPES (2011). Atualmente, é Professora Assistente 02 do Curso de Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua na área de artes, atuando em arte e performance, performance e gênero, intervenção urbana, processos de criação, composição coreográfica, interface entre as linguagens artísticas. Pesquisadora no CNPQ, integra o grupo de pesquisa Laboratório de Poéticas Corporais e Tecnologias (UFG). Idealiza o CAPINA - Composto Artístico de Performances e INvenções Afetivas e o "ROÇADEIRA: encontros performáticos em lugares Improváveis". Participou de diversas exposições, residências artísticas, festivais de performance e dança contemporânea no país.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7814591425107794

 

Elisa Abrão

Artista, pesquisadora e professora de dança. Professora efetiva do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás. Responsável pelas disciplinas relacionadas à ?Improvisação e Composição? e ?Estudos Introdutórios em Laban?. Juntamente com Ana Reis coordena o Laboratório Poéticas Corporais e Tecnologia. Coordena o Grupo Acessos ao Movimento. Especialista no Sistema Laban/Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna - vinculado ao Centro Laban/RJ e com equivalência internacional pelo LIMS/NY. É Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina com a dissertação intitulada ?O Corpo In?perfeito: o Cena 11 e as relações entre arte, ciência e tecnologia? (2007). Formada em Licenciatura em Educação Física pela UFPR. Trabalhou como professora efetiva no curso de Arte-Educação da Universidade do Centro-Oeste no Estado do Paraná no período de 2008 a 2010. Participou de coletivos de pesquisa em dança nas cidades de Curitiba, Florianópolis, Guarapuava e atualmente em Goiânia. É autora de alguns capítulos de livros sobre o ensino de dança e dança e tecnologia. Atualmente, dedica-se a pesquisar o Sistema Laban/Bartenieff discutindo tal perspectiva na formação em dança e na produção artística.Produziu os vídeos do espetáculo Rubro (premiado pelo edital Klauss Vianna, 2011) e a vídeoinstalação Ruborizando (2012). Produziu os videodanças Guttae (2011), Rosas do Cerrado (2013),Clausura Azul (2013), ÉJÈ (2014).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5874205891147236

 

Erica Bianco Bearlz

Possui bacharelado em dança pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora substituta na FEFD-UFG e assistente de Ensaio da Giiro 8 Cia de Dança / GO, além de realizar trabalhos cênicos independentes. Tem experiência na Área de Artes, com ênfase em Dança. Está pesquisando/desenvolvendo o método "Bola Bearlz - dinâmicas corporais com a bola suíça". É envolvida em pesquisas cênicas com Rodrigo Cruz, com quem também está formando o "Rebanho Criativo: espaço para experimentação cênica".

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8259668247281264

 

Marcio Pizarro Noronha

Vive e trabalha em Goiânia, Goiás, Brasil. Professor e pesquisador universitário, psicanalista, escritor. Atua no campo de pesquisa interartes e transmidialidades e estudos dos processos de subjetivação na contemporaneidade. É Dr. em Antropologia - USP (1999), Dr. em História - PUCRS (1998), Ms. em Antropologia - UFSC (1992), Esp. em Teoria da Comunicação - Jornalismo - PUCRS, Esp. em História RS - FAPA, Grad. em História - Lic. Plena e Bacharelado - PUCRS (1987). Prof. Adj. da Universidade Federal de Goiás, na FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FEF, atuando junto ao curso de artes DANÇA LICENCIATURA. É Professor e pesquisador do PPG História (M/D) - FH UFG. Líder do GP CNPq INTERARTES PROCESSOS E SISTEMAS INTERARTÍSTICOS E ESTUDOS DE PERFORMANCE e Vice-Líder do GP CNPq LITERATURA E CULTURA CONTEMPORÂNEAS. Autor do texto e diretor do espetáculo multimídia BOD-[Y]-STERIA. Autor dos livros PRAGMATISMO E CIÊNCIAS SOCIAIS (ED. DE AUTOR), ESTÉTICA VISUAL (EAD UFG), TEORIAS DA ARTE (EAD UFG). Co-autor de FRANTZ O ATELIÊ COMO PINTURA (2011, ORG. PAULA RAMOS), ESSA TAL ARTE CONTEMPORÂNEA (2012, com o artista Sandro Tôrres), ambos projetos financiados por fundos municipais de cultura. É co-autor do livro Novos horizontes para a teoria da literatura e das mídias (org. Edgar Kirchof, ED ULBRA, 2012). Integra a rede de pesquisadores em dança ENGRUPE e é membro da ANPUH e da ANDA. 

 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2875707762585409

 

Marlini Dorneles de Lima

Docente do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás. Coordena o Projeto de Extensão intitulado Grupo Experimental de Dança Arte e Educação e o grupo de estudos em dança inclusiva Nós em Mim . É integrante do Núcleo de Dança Coletivo 22 (Goiânia) e faz parte do (Ve)lhaco – Laboratório de História e Artes do Corpo e também do Laboratório Labphysis da, ambos da UFG .É formada em Balé Clássico – Método Agrippina Vaganova , pela Escola de Dança Ballerina, Alegrete-RS (1994), como bailarina dançou na Companhia Cubadanza,direção de Niurka Naranjo Saá em Porto Alegre-RS, Dancidade Cia de Dança- Santa Maria-RS. Graduada em Educação Física- pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem especialização em Ciência do Movimento Humano- UFSM,pesquisou sobre dança, corporeidade e Crianças com Síndrome de Down, Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estudou a cerca da Composição Coreográfica sob um olhar fenomenológico.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4182775556812377

 

Rafael Guarato dos Santos

Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG); doutorando em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia; Pesquisador vinculado ao POPULIS (Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular, Imagem e Som); Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA). Artista e pesquisador em dança, dedicando-se às interfaces entre epistemologias históricas da arte e o corpo na cena contemporânea. Atualmente tem se dedicado a pensar as relações históricas entre economia e dança, cultura e arte; bem como as implicações destes para o ensino de dança.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3100415827387317

 

Renata Lima

Professora e coordenadora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás, líder do Núcleo de Pesquisa e Investigações Cênica Coletivo 22, membro do Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Rituais, Brincadeiras e Vadiagens. É Doutora em Artes (2010) pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Unicamp, com projeto “Corpo Limiar e Encruzilhadas: Capoeira Angola e Sambas de Umbigada no processo de criação em Dança Brasileira Contemporânea”.  Entre maio e agosto de 2009 realizou o Doutorado Sanduíche (Capes), na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa (Portugal). Também na Unicamp,defendeu a dissertação de mestrado “Mandinga da Rua: a construção do corpo cênico em dança brasileira contemporânea” (2004). Mesma universidade em que em 2001, conclui a graduação em Dança (bacharelado e licenciatura). É capoerista da Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô e diretora artística do Núcleo de Dança Coletivo 22, um dos ganhadores do Prêmio Klauss Vianna 2008 e Procultura 2010

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9684039080990993

 

Valéria Maria Chaves de Figueiredo

Licenciada em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1988), formação técnica em dança contemporânea/educação somática pela Faculdade Angel Vianna (1990). Mestrado em Artes pelo IA-Unicamp (1997) e doutorado em educação pela FE- Unicamp (2007). Membro dos Grupo de pesquisa Lhaco - laboratório de estudos sobre história e artes do corpo. Membro-fundadora do Fórum de Dança de Goiânia. Editora da revista Pensar a Prática da FEF/UFG. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, atua nos cursos de Dança e Teatro. As atuais pesquisas estão voltadas para área das Artes Cênicas, com ênfase em educação, história e memória e processos de criação interdisciplinares.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4166799919007370

 

Warla Geany Paiva

Mestre em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (2015), Especialista em Pedagogias da Dança pelo CEAFI/PUC - GOIÁS, Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2007) e graduanda do curso de Licenciatura em Dança. Atualmente é professora de Estágio do curso de dança da Universidade Federal de Goiás e professora de dança do Centro Especial Elysio Campos vinculado a rede estadual de educação de Goiás, Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. Atuou na formação continuada de professores e na elaboração e implementação do currículo para o ensino de dança no Centro de Estudo e Pesquisa "Ciranda da Arte". Compõem o Grupo de estudo e pesquisa Acessos ao Movimento que atualmente desenvolve ações em parceria com o Grupo Máskara. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, educação, formação de professor, currículo, ensino de dança.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6438618322421765 

Listar Todas Voltar